Endodontia

EndodontiaA endodontia é o ramo da medicina dentária que se dedica à patologia da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes e o seu tratamento.

Normalmente um dente sujeito a tratamento endodôntico apresenta a polpa afetada por lesões de cárie ou trauma, causando dor dentária e/ou processo inflamatório em regiões adjacentes ao dente. O tratamento consiste na remoção do tecido afetado, descontaminação dos canais e posterior obturação dos mesmos.

Esta especialidade também abrange o retratamento de tratamentos endodônticos mal sucedidos, remoção de corpos estranhos intracanalares e remoção de lesões relacionadas com raízes dentárias.

Do ponto de vista biológico, é necessário que o preparo químico e mecâ­nico atinja toda a extensão das raízes. A evolução dos conhecimentos científicos das últimas décadas melhorou a utilização dos materiais e técnicas endodônticas nas diferentes situações clínicas, possibilitando alta taxa de sucesso do tratamento de canal em clínicas especializadas. A importância desta especialidade reside no fato que há uma conscientização cada vez maior dos dentistas de que o dente natural funciona mais satisfatoriamente do que qualquer substituição.
Atualmente, com uso de tecnologias, o tratamento das raízes dentárias tornou-se mais eficaz e preciso. O uso de instrumentos movidos a motor e aparelhos denominados “localizadores apicais”, permitem-nos alcançar excelência em qualidade de limpeza e desinfeção dos canais com mais segurança, pois diminui significativamente a necessidade de exposição aos rx.

Voltar ao início